Produto para manutenção de pinturas Reartos No9
PT 
O básico da manutenção de pinturas: limpar com cuidado e, em seguida, tratar com delicadeza!
Primeiro, é necessário realizar uma limpeza profunda. Pois só quando os poros da superfície da tinta estiverem livres de partículas de sujidade é que os agentes de tratamento podem fazer com que as cores voltem a brilhar. O Reartos faz isso numa única etapa simples e deixa uma camada de tratamento muito leve, que pode ser removida juntamente com a sujidade na próxima manutenção.
Uma dica: os produtos de limpeza domésticos comuns não são adequados para a manutenção de pinturas, pois muitas vezes são agentes agressivos ou álcalis fortes. O tratamento pode danificar as cores, o aglutinante ou a tela. Se o produto de limpeza for muito forte, danifica a superfície da tinta e, na melhor das hipóteses, esfrega a sujidade. As tintas podem ficar quebradiças e formar fissuras. Ou os produtos de limpeza são coloridos e deixam uma camada de tinta na superfície. No caso de impressões em tela, que também são adequadas para uso ao ar livre, não há nada contra o uso de produtos de limpeza domésticos, mas pinturas verdadeiras requerem produtos de manutenção profissionais.
Os requisitos para um produto de limpeza para pinturas são elevados: deve limpar a fundo, mas com cuidado, sem danificar a tinta a óleo ou acrílica. O produto de limpeza deve conter uma leve película protetora contra nova sujidade, bem como proteção contra a luz, mas sem afetar o brilho. Assim, a obra de arte poderá proporcionar-nos muitos anos de prazer.
Dicas para o cuidado adequado de pinturas:
• As pinturas devem ser limpas e cuidadas regularmente (recomendação: pelo menos uma vez por ano)
• Trate sempre pinturas a óleo e acrílicas com produtos de limpeza profissionais adequados, nunca com produtos de limpeza que contenham solventes.
• Teste sempre a aplicação previamente num local discreto. É necessário ter cuidado, especialmente com colagens e imagens de técnica mista! Dica: pulverize Reartos num cotonete e aplique suavemente num local discreto da imagem.
• As pinturas devem ser protegidas da luz solar direta. Caso contrário, isso pode causar desbotamento e fragilização. Se não for possível evitar, sele a pintura com um verniz adequado com fator de proteção solar.
• Evite que o produto de limpeza escorra para trás da moldura. Se possível, retire a pintura da parede e limpe-a na horizontal.
• Em caso de salpicos e manchas: reaja imediatamente! No caso de manchas de bebidas, por exemplo, absorva o líquido suavemente com um toalhete de papel (rolo de cozinha). Limpe novamente com o produto de limpeza Reartos. Não exerça pressão, caso contrário a mancha penetrará na imagem.
Limpar e cuidar de pinturas DIY
Há muitos anos que atuamos no comércio de arte, restaurando, limpando e cuidando de obras de arte históricas valiosas ou de alto valor. No entanto, a maioria das pinturas que decoram as nossas salas não precisa de ser tratada por um especialista. Agora pode cuidar você mesmo das muitas obras de arte decorativas e telas pintadas à mão. Com a nossa experiência e um parceiro forte na área da limpeza industrial especializada, desenvolvemos um produto que permite a qualquer pessoa cuidar das suas próprias pinturas. O nosso objetivo não era remover a sujidade e os resíduos acumulados ao longo de décadas de uma pintura antiga, mas sim proporcionar às nossas pinturas modernas um cuidado regular (cerca de 1 a 2 vezes por ano).
Agite antes de usar. Gire o bico pulverizador para a posição «Spray». Pulverize generosamente a pintura e espalhe com um pano de papel sem pressionar. Após um breve tempo de ação, limpe com um pano.
Recomendamos o uso de panos de cozinha. Para superfícies muito sensíveis, gire o bico pulverizador para a posição «Stream» e pulverize primeiro no pano, depois espalhe.
Antes da primeira utilização, verifique cuidadosamente a compatibilidade do material. Não utilizar em papel e em tintas solúveis, como tinta da China, aguarela, guache. Quadros históricos preciosos e de grande valor devem ser tratados por um especialista.
Não aplicar em papel e em tintas solúveis, como tinta nanquim, aquarela, guache.
-----
Ingredientes:
< 5 % tensioativos não iônicos, tensioativos aniónicos, sabão, fragrâncias (limoneno)
Outros ingredientes: solventes solúveis em água, componentes de cuidado,
benzisotiazolinona, metilisotiazolinona.
Sem rotulagem:
A mistura não é classificada como perigosa nos termos do Regulamento (CE) n.º 1272/2008 [CLP]. Evitar o contacto com a pele e os olhos.
Frasco pulverizador de 250 ml
Frasco de 750 ml
Fabricado na Alemanha